De uma forma bem humorada, o autor do livro Scott Stossel em - Meus tempos de ansiedade" fala sobre o transtorno a partir da sua própria vivência. Vale a pena a leitura!

O Transtorno de Ansiedade , segundo Organização Mundial da Saúde (OMS) afeta 264 milhões de pessoas no mundo todo, sendo aqui no Brasil, mais de 18 milhões nessa situação.

A ansiedade é uma reação normal do ser humano diante das situações que podem provocar expectativa, dúvida ou medo. Porém se esse sentimento persistir por longos períodos e se você percebe que tem interferido negativamente nas suas atividades do dia a dia, procure ajuda de um profissional especializado. Em alguns casos, a combinação entre psicoterapia e tratamento medicamentoso pode ser bastante eficaz.

Fique atento aos sinais:

- Preocupação excessiva
- Problemas de Sono
- Medos irracionais ou muito exagerados
- Tensão muscular intensa e constante
- Medo de falar em público, de sair de casa, de socializar
- Achar que todos estão sempre olhando pra você, reparando em "defeitos", se sentem extremamente envergonhadas, tremem, suam, apresentam muita dificuldade de conhecer e se relacionar com novas pessoas
- Indigestão, cólicas, inchaço, diarréia, prisão de ventre frequentes e que não estão associados à ingestão de alimentos e sim à ansiedade, nervosismo
- Reviver e sentir constantemente algum evento traumático
- Perfeccionismo, levando a pessoa a se julgar constantemente e ansiedade de não cometer erros
- Pensamentos e comportamentos obsessivos
- Irritabilidade, fadiga e dificuldade de concentração